Café junino

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alunos parabenizam Viviane!!!

                 No dia, 25 de junho de 2011, a  vice diretora Viviane Cavalcante Rafael completou idade nova. 
  "Fiquei  emocionada e muito feliz em compartilhar este dia com pessoas tão especiais.Obrigada pelo carinho de todos!"(Viviane)

Noite Mariana









  Foi lindo toda escola  paricipou da festa da Santa mãe de Deus - Maria de Nazaré

terça-feira, 21 de junho de 2011

Bom saber mais sobre este feriadão:

      CORPUS CHRIST - O MILAGRE QUE MUITOS NÃO CONHECEM!

Corpu Christ

  
 

  Sua origem está ligada a um milagre acontecido na Idade Média. O sacerdote Pedro de Praga fazia peregrinação indo à Roma. Nessa viagem, parou para pernoitar na vila Bolsena, não longe de Roma e se hospedou na Igreja de Santa Catarina. Na manhã seguinte, foi celebrar uma missa e pediu ao Senhor que tirasse as dúvidas que ele tinha em acreditar que Jesus estava presente na Eucaristia. Era difícil para ele acreditar que no pão e no vinho, estava o corpo de cristo. Na hora em que ergueu a hóstia, esta começou a sangrar (sangue vivo). Ele assustado, embrulhou a hóstia e voltou à sacristia e avisou o que estava acontecendo. O sangue escorria, sujando todo o chão no qual apareciam vários pingos. Isso foi informado ao Papa Urbano IV, que estava em Orvieto, que mandou um bispo a essa vila verificar a veracidade de tal fato. O bispo viu que a hóstia sangrava e o chão, o altar e o corporal (toalha branca do altar) estavam todos manchados de sangue. O bispo pegou as provas do milagre e voltou para mostrar ao Papa. O Papa, entretanto, sentia algo estranho e resolveu ir ao encontro do bispo. As carruagens se encontraram na Ponta do Sol e o Papa desceu de sua carruagem e ao ver todas as provas do milagre, ajoelhou-se no chão e se dobrou sobre aquela hóstia sangrando e exclamou: "Corpus Christ (Corpo de Cristo)!"
     Até hoje, ainda existem essas provas do acontecido. Ai começou a ser celebrado o dia de Corpus Christi e todos passaram a acreditar que Jesus está presente na hóstia consagrada. Fizeram então, pela 1ª vez a procissão com o Cristo passando pela cidade e até hoje esse ritual acontece. Para acreditar tudo depende da nossa fé. Isso é um MISTÉRIO DA FÉ. Corpus Christi é Jesus presente na hóstia consagrada em corpo, sangue, alma e divindade. Ninguém vê Jesus na hóstia, mas acreditamos pela nossa fé. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo" , estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
      No Brasil , a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo.Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cristina Freire, organiza café junino...

Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã , que era celebrada no dia 25 de dezembro, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".


A Professora Cristina Freire, trouxe neste dia 18 de junho, o sabor das comidas típicas do sertão nordestino para culminância de um projeto já tradicional que realiza todos os anos com seus alunos.O calor entre a comunidade da Escola Amaro Lafayette, foi o resultadode uma tarde pra lá de maravilhosa...(Viviane)


Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da EuropaDinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.(WINKIPÉDIA)


 RECEITAS E CARDAPIO DA TARDE JUNINA:

"Bolo de Batata-doce – Feito com batata-doce cozida e peneirada, farinha de trigo, leite de coco, manteiga e açúcar. Servido no café da manhã e à noite, principalmente no período de festas juninas.

Bolo de Macaxeira – Preparado com macaxeira ralada, ovos, leite de coco, manteiga e açúcar, assado ao forno numa forma untada com manteiga.

Bolo de Mandioca – Bolo preparado com massa de mandioca, leite de coco, ovos, manteiga e açúcar. Uma delícia comum nas antigas casas grandes dos engenhos pernambucanos e que ainda hoje pode ser experimentada em qualquer lanchonete com um café da tarde bem gostoso.

Bolo de Milho verde – Uma tradição do período de festas juninas, o bolo é preparado com uma calda de milho verde ou maduro, ovos, leite de coco, manteiga e açúcar. Servido no café da manhã e à noite.

Bolo de Rolo – Preparado com massa de pão-de-ló, é um bolo de camadas finas, enroladas, recheadas com goiabada em calda.

Bolo Pé-de-moleque – Outro bolo típico das festas juninas, é preparado com massa de mandioca, leite de coco, ovos, manteiga e açúcar. Destaca-se pelo tempero com erva-doce e cravo e o recheio com castanhas de caju torradas.

Bolo Souza Leão – Preparado à base de massa de mandioca, é uma das mais tradicionais delícias da doçaria pernambucana. Ganhou fama quando foi servido pela família Souza Leão (de ricos usineiros) ao Imperador Pedro II e sua mulher Teresa Cristina, durante viagem da família real a Pernambuco.

BEBIDAS

No café da manhã, para começar bem o dia, ou a qualquer momento, para combater uma indesejada ressaca, nada melhor do que uma água de coco verde bem gelada. Desce macia,limpando.

CAFÉS E CEIAS

A canjica é um creme de milho verde cozido, com açúcar e leite de coco, servido quente ou frio, salpicado com canela em pó. É um prato que tem aquele gostinho da roça,com cheiro de terra molhada.

Angu doce – Espécie de papa feita à base de fubá (farinha de milho), água, leite de coco e açúcar. Servido com café.

Beiju – Tipo de bolo feito apenas com massa de mandioca, coco e uma pitada de sal. Produzido nas casas de farinha, em época de farinhadas. Servido com café.

Canjica - Saboroso creme de milho verde cozido, com açúcar e leite de coco, servido quente ou frio, salpicado com canela em pó. É um tradicional prato do ciclo de festas juninas, com aquele gostinho de roça.

Charutos – Bolinhos feitos à base de goma seca, ovos e açúcar. Modelados sob várias formas, fritos no óleo e servidos geralmente com café.

Cuscuz - Prato feito com fubá ligeiramente umedecida em água, uma pitada de sal, cozido no vapor. Servido quente, apenas com leite ou acompanhado de queijo, carne de sol, bode ou galinha guisada. Na versão doce, é servido ensopado com leite de coco.

Fatias Paridas – São fatias de pão embebidas em leite, passadas em ovos batidos, fritas no óleo quente e salpicadas com uma mistura de açúcar e canela.

Frutas – As frutas mais comuns, no café da manhã ou como sobremesa, são abacaxi, melancia, mamão, melão, manga, laranja e banana.

Gemada – Bebida à base de leite morno, gema de ovo, açúcar e canela, batidos no liquidificador. Servida antes do café-da-manhã, principalmente para quem precisa de uma alimentação energética.

Jerimum com leite – Prato popular, principalmente, nas cidades sertanejas ou na zona rural do Estado. Consta, apenas de jerimum cozido, machucado com o garfo e misturado ao leite morno ou frio. Servido geralmente no jantar.

Milho verde cozido - Para repor as energias, nada melhor que saborear uma espiga de milho verde cozido na água e sal, que é servida quentinha, com aquele gosto de festa na roça. Comida típica do período de festas juninas.

Munguzá – Prato feito com grãos secos de um milho especial, cozidos em caldo açucarado e ainda temperado com leite de coco, erva-doce e cravo. Servido quente, polvilhado com canela.

Pamonha – Prato típico das festas juninas, feito com um grosso caldo de milho verde, leite, manteiga, queijo de coalho ralado e sal. É uma espécie de bolo tendo como forma a palha das espigas do milho, cozido em água em água fervente.

Queijo de coalho – Queijo de fabricação caseira na qual se usa um fragmento do estômago de ovelha ou de cabra no processo de coalhadura do leite. Servido frito ou assado na brasa. Como sobremesa, é acompanhado com mel de engenho.

Sopas – Na culinária pernambucana, há uma infinidade de sopas. As mais tradicionais, porém, são as sopas de feijão, de jerimum e de peixes.

Sucos – Entre os mais tradicionais estão os de pitanga, caju, manga, graviola, pinha e mangaba.

Tapioca – Tipo de beiju feito com goma de mandioca umedecida, assado numa frigideira quente sem qualquer tipo de óleo. A tapioca salgada pode ser recheada com queijo de coalho ou coco ralado. A tapioca doce, ou molhada, é ensopada com leite de coco.

Umbuzada – Creme feito com umbu cozido e passado na peneira, temperado com leite e açúcar. Prato muito apreciado no sertão do Estado, onde também é conhecido como sopa de umbu.

Xerém – Prato feito com grãos de milho seco quebrados no pilão, cozidos na água e sal. Também conhecido como “arroz de pobre”, é servido com leite ou acompanhado de galinha guisada ou carne assada."
                                                  Parabéns CRISTINA, estava uma delícia...

Dia dos namorados-12 de junho


Amar:

Fechei os olhos para não te ver
e a minha boca para não dizer...
E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei,
e da minha boca fechada nasceram sussurros
e palavras mudas que te dediquei...
O amor é quando a gente mora um no outro.
Mário Quintana





Nos jogos escolares...OURO,PRATA E BRONZE!!!Parabéns aos nossos atletas.

Luta Luta incansável de David Irving, professor e treinador dos jogos da nossa Escola terminou bem.Após muita luta, a vitória.

        O amor é um nobre sentimento que existe no ser humano. Ele pode ser: Maternal, fraternal, familiar, aos bens materiais ou por uma outra pessoa. Mas existe um tipo de amor diferente, eu estou falando de " Amaro Lafayette"...        
      Todos nós nascemos com o nosso time predileto, alguns até mudam mas, o time em que vestimos verdadeiramente a "CAMISA" nunca mudará dentro de nós.
       O império Amaro Lafayette é assim: Lutamos, batalhamos, discutimos e torcemos juntos... 
      Vibramos com a vitória  dos jogos escolares, ficamos tristes com as derrotas, mas nunca desistiremos dos nossos times. Cada torcedor tem um jeito diferente de torcer. Somos apaixonados e sempre iremos querer o melhor, mesmo que seja uma batalha impossível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Parabéns aos nossos atletas.



****Quando chegamos em um local e alguém nos  pergunta, "QUAL SEU TIME DO CORAÇÃO?" Nós, respondemos batendo no peito, sem medo e gritando:  AMARO LAFAYETTE ****
                                                               Concentração...





Bem aos seus estilos, com frases de efeitos, concentração e autoconfiança, o time das garotas do pré- mirim arrasaram no Ginásio Epaminondas Morais.



      "DAVID, TANTA GARRA, ESFORÇO E CORAGEM MERECE OS NOSSOS PARABÉNS... OBRIGADA POR TUDO  "              (EQUIPE GESTORA)